Motores

Johan Kristoffersson surpreendeu tudo e todos em Montalegre

Johan_Kristoffersson_Montalegre15_900

Johan Kristoffersson foi o vencedor improvável da primeira prova do campeonato do mundo de ralicross que este fim-de-semana se disputou na pista de Montalegre.

Depois de Andreas Bakkerud e Petter Solberg se terem destacado na qualificação de sábado, esperava-se que os dois noruegueses protagonizassem o grande duelo pela vitória neste domingo.

Só que o ralicross, como noutras disciplinas do automobilismo, é uma caixinha de surpresas e tudo pode acontecer. E o sueco Kristoffersson emergiu como vencedor final, numa prova em que o piso molhado acabou por ser parte da equação.

Solberg, Bakkerud e também Timmy Hansen mostraram-se muito fortes nas mangas de qualificação, com Andreas Bakkerud a sofrer o primeiro susto ao falhar a largada na última manga. Já Johan Kristofferson, Mattias Ekstrom , Toomas Heikkonen e Per-Gunnar Andersson surgiam como segundas figuras.

Na primeira meia final Kristofferson mostrou ao que veio e levou a melhor, batendo Hansen e Davy Jeanney, enquanto na segunda Solberg se impunha a Bakkerud e Andersson. Pelo caminho ficava Timur Timerzyanov, que pareceu bem longe dos tempos em que se sagrou campeão do mundo.

Já na final as coisas foram ligeiramente diferentes, pois se Petter Solberg pulou para o comando na largada, Johan Kristofferson roubou-lhe o comando na ‘joker lap’ não mais o perdendo, mostrando forte andamento no piso molhado e uma estratégia irrepreensível. O campeão do mundo teve mesmo que se contentar com a segunda posição.

Tommy_Hansen_Montalegre15_900

Tommy Hansen chamou a si o último lugar do pódio, cortando a meta com Davy Jeanney colado à traseira do seu Peugeot 208. O quinto posto de Andreas Bakkerud fez o norueguês cair na realidade de que ser o mais rápido nos treinos pouco ou nada significa na corrida. Já Per Gunnar Andersson foi uma carta fora do baralho, pois a suspensão do seu carro viria a ceder.

Classificação da final

1.º Johan Kristofferson (Volkswagen) 4m33,888s
2.º Petter Solberg (Citroën) 4m37,678s
3.º Timmy Hansen (Peugeot) 4m45,575s
4.º Davy Jeanney (Peugeot) 4m46,813s
5.º Andreas Bakkerud (Ford) 4m50,878s

Em destaque

Subir