Nas Redes

“Paralímpicos são um espetáculo grotesco, um número de circo”

O presidente do Observatório da Imprensa, Joaquim Vieira, publicou um post polémico no Facebook, onde defende que os Jogos Paralímpicos são “um espetáculo grotesco, um número de circo para gáudio dos que não possuem deficiência”. A declaração gerou uma onda de repúdio nas redes sociais.

Joaquim Vieira é presidente do Observatório da Imprensa, foi diretor-adjunto da RTP e também foi jornalista no Expresso. Polémico, usou as redes sociais para emitir uma opinião que suscitou incompreensão e indignação.

O post de Joaquim Vieira é curto: “Sou só eu a achar que os Jogos Paralímpicos são um espetáculo grotesco, um número de circo para gáudio dos que não possuem deficiência, apenas para preencher a agenda do politicamente correto?”

À pergunta retórica seguem-se reações a tocar extremos: a crítica insultuosa e a compreensão e concordância. Está assim estimulada a discussão.

“Grotesco? Sinceramente, penso que deveria consultar alguém que o pudesse ajudar… o desporto é uma maravilha da humanidade, todo ele. E os paralímpicos são uma grande vitória do espírito humano”, reagiu um utilizador da rede social.

Entre inúmeros comentários que não se devem reproduzir, encontram-se críticas com nível elevado: “São senhores da sua laia que têm de influência e poder. Têm a capacidade de dizer as maiores alarvidades escudando-se no combate ao suposto “politicamente correcto”, normalmente tudo o que a Humanidade conquistou, mas com muita luta, na sua emacipação. Tenho como certo que os (de)Eficientes não o esquecerão. Eu também não. É como eu, que qualquer pessoa decente”.

Recorde-se que os Jogos Paralímpicos começaram na passada quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Depois de ser alvo de inúmeras críticas, Joaquim Vieira respondeu com ironia e agradeceu o facto de lhe terem dedicado um meme.

Em destaque

Subir