País

Jogo Play Kachi ensina matemática através da app

A brincar se calculam as verdades. A Play Kachi é uma aplicação desenvolvida por duas portuguesas, ambas licenciadas em Matemáticas Aplicadas, que apresenta 250 desafios de matemática no formato de videojogo. É também uma prova de que estudar pode ser divertido.

Com base no programa de matemática do quarto, o Play Kachi, desenvolvido por Isabel Oliveira e Teresa Fernandes e já disponível para download, permite que se estude enquanto se brinca com este videojogo.

“É uma forma de motivar o estudo”, justificou Isabel Oliveira, lembrando que a app é vocacionada para “crianças que nasceram num mundo digital”: “Quisemos aproveitar a apetência que as crianças têm para os dispositivos móveis e transformá-la em tempo útil de aprendizagem”.

“É uma alternativa ao estudo tradicional que tem que ver com os mais novos, com o mundo deles”, complementou a autora do Play Kachi: “Podem aprender matemática em qualquer sítio desde que tenham um dispositivo móvel, seja deles ou dos pais. É mais fácil e prático do que levar uma mochila para um almoço com os amigos da família, por exemplo”.

O jogo é composto por 250 desafios matemáticos, abrangendo cinco ‘planetas’, ou seja, cinco módulos com 50 desafios cada: estatística, números naturais e operações, geometria, medidas e operações e números racionais e operações.

Isto na versão paga (12,99 euros, ou 3,99 euros por módulo), porque existe uma versão gratuita com oito desafios por ‘planeta’.

Em destaque

Subir