Cultura

Joaquim Jorge lança livro ‘Pedagogia Cívica’ no dia 25 de maio

Joaquim_Jorge_Paula_Teixeira_Cruz_900O fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, vai lançar o livro ‘Pedagogia Cívica’, da Chiado Editora, no dia 25 de maio, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia. A apresentação estará a cargo de Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça. O livro tem prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa e epílogo de Rui Moreira.

Joaquim Jorge convidou Paula Teixeira da Cruz, para apresentação da obra, “porque representa neste país, a persistência, a luta contra a adversidade, a resiliência, o estoicismo para a mudança e para termos em Portugal uma Justiça melhor e para todos”.

“A minha luta é reinventar a democracia. Quem quiser tirar um ticket de cidadania, se faz favor, está presente dia 25 de maio, na apresentação deste trabalho”.

O preâmbulo de ‘Pedagogia Cívica’ é da autoria de Marcelo Rebelo de Sousa. “Joaquim Jorge com a sua Pedagogia Cívica pretende testar se estamos vivos, como Pessoas e como Cidadãos. A sua prosa é clara, atenta ao mundo, sem rodeios, por vezes provocatória, mas interessante para o diagnóstico e para a terapêutica da nossa sociedade”, pode ler-se.

O epílogo é escrito por Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto. “Os debates do Clube dos Pensadores têm atraído, ao longo dos anos, muitas das mais influentes, poderosas e mediáticas figuras da sociedade e da política. Joaquim Jorge com a sua total liberdade expressa as suas opiniões sinceras e desassombradas”, realça o autarca.

Na cerimónia estará presente António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

“Este é um momento importante, numa altura em que existem 24 partidos políticos que vão concorrer a eleições legislativas e provavelmente 13 candidatos às próximas Presidenciais. Haver alguém, que em vez de concorrer a eleições e ir a votos, faz pedagogia e gostaria que a política fosse realizada de outra forma. Esta é a maneira que concebi de intervir politicamente, fazer pedagogia cívica. O Clube dos Pensadores tem como essência a pluralidade e foi concebido como um open mind, que funciona como complemento dos partidos políticos”, realça Joaquim Jorge.

O sistema político “precisa de válvulas de segurança, de mecanismos de controlo e autorregulação”. A hora “é da regeneração da democracia e a despolitização das instituições públicas a começar pela Justiça”.

“Uma das vias possíveis para a democracia sobreviver e devolver alguma confiança aos cidadãos será aplicar controlos institucionais que impeçam a impunidade, a arbitrariedade, a corrupção, os enganos e a insegurança jurídica”, refere o autor, levantando o véu sobre o livro.

Em destaque

Subir