Nas Notícias

Joaquim Jorge convidado para debate na Associação NMMS

Joaquim_Jorge_CdP_900x450Joaquim Jorge foi convidado para um debate, quinta feira, dia 23 de Abril, às 21h30, na sede da Associação NMMS.

Joaquim Jorge aceitou o convite da Associação, primeiro porque nasceu em S. Mamede de Infesta ( Matosinhos), segundo porque Matosinhos precisa de ser pensado e é importante fazer pedagogia cívica, terceiro porque teve durante 5 anos, um programa na RCM ‘Clube dos Pensadores’, em que dava voz aos cidadãos e com eles partilhava questões sociais e políticas de âmbito local e nacional.

Deste modo, Joaquim Jorge troca de posição e de cadeira. Em vez de moderar um debate é convidado e vai dizer o que pensa sobre vários assuntos. Não deixará de falar sobre o estado da nossa democracia e do jornalismo local.

Joaquim Jorge, apesar de ser solicitado para inúmeras instituições para proferir palestras e debates, tem procurado reservar-se para os debates no Clube dos Pensadores que dão imenso trabalho na sua preparação , planificação e execução.

Recentemente o Clube dos Pensadores recebeu Rui Rio, António Costa e Joana Amaral Dias, pelo seu 9.º aniversário Miguel Cadilhe.

O Clube dos Pensadores foi fundado em Março de 2006, contra o desinteresse por parte dos cidadãos e desconfiança nas instituições. Os cidadãos acreditam cada vez menos nos políticos, sendo prova disso a fraca participação nos actos eleitorais.

É um espaço de activismo cívico e uma nova forma de participação cívica, procurando aproximar os eleitos dos eleitores. É uma forma de democracia participativa, que serve de complemento aos partidos, não os querendo substituir, todavia a democracia não se esgota no voto.

Os partidos têm cada vez mais dificuldade em chegar às pessoas, concomitantemente as pessoas têm dificuldade em se fazerem ouvir e participarem.

As expectativas dos portugueses têm saído defraudadas e os cidadãos estão fartos de frustrações acumuladas. Há uma responsabilidade quando vivemos numa Democracia: ela não sobrevive a menos que alguns de nós se envolvam, a menos que haja massa crítica, que gastemos algum tempo a votar, a ler o jornal e a pensar.

A intervenção do Clube passa pelos debates, blogue aberto aos cidadãos, palestras, publicação de livros , artigos de opinião, comentário e análise política.

Em destaque

Subir