Desporto

João Capela: “Estamos habituados a estas estratégias de comunicação”

João Capela foi envolvido numa polémica, depois de Octávio Machado ter lembrado que o árbitro “garante” vitórias ao Benfica. Numa declaração publicada pela CMTV, Capela diz que os juízes já estão “habituados a estas estratégias de comunicação”. Veja o vídeo.

O diretor do Sporting para o futebol, Octávio Machado, criticou a nomeação de João Capela para o Académica-Benfica e sugeriu que o nome do juiz se insere numa estratégia para permitir aos encarnados uma ajuda externa.

“Eu compreendo que isto dá conforto a um clube… Um árbitro que faz 14 jogos na carreira por um clube e garante a esse clube 13 vitórias e um empate – em que o adversário nunca marcou um golo – penso que é a nomeação ideal, depois de um desgaste, depois de uma competição europeia”, afirmou Octávio, em declarações ao canal do Sporting.

E as nomeações para os encontros dos leões também mereceram comentários do dirigente: “Não quero sequer pensar que o senhor João Capela apareça no jogo do Sporting em Moreira de Cónegos, ou na final da Taça de Portugal”.

O próprio João Capela reagiu a este tipo de “ruído”, considerando-o “normal” e lembrando que os árbitros estão “habituados”.

“O que tem acontecido nos últimos dias no futebol português tem acontecido em todos os outros últimos dias de todos os outros campeonatos anteriores Ou seja, nesta fase de decisão, é natural que haja mais ruído que o normal”, afirma.

João Capela classifica as declarações dos dirigentes – não apenas as de Octávio Machado – como parte de “estratégias de comunicação” que têm uma finalidade: pressionar os juízes. Porém, garante, não têm razão de ser e não influenciam a arbitragem.

“Nós, árbitros, já estamos habituados a estas estratégias de comunicação. Percebemos claramente qual é o seu objetivo, mas só temos uma coisa a fazer: focarmo-nos na nossa tarefa”, diz ainda, em declarações à CMTV.

Oiça essa declaração de Capela, o árbitro nomeado para o próximo encontro do Benfica.

Em destaque

Subir