Apresentações/Novidades

Jeep renova Renegade

A Jeep renovou o Renegade, apresentado no último Salão Automóvel de Turim, devendo chegar ao mercado nacional em setembro. Um modelo que sofreu alguns retoques importantes mas onde a maior aposta vai para os motores a gasolina.

Exteriormente a maior novidade deste todo-o-terreno da marca norte-americana – agora detida pelo Grupo Fiat – é o novo conjunto de grelha de faróis, para além de novas proteções das cavas das rodas, faróis reformulados e jantes com dimensões entre as 16 e as 19 polegadas.

A nova assinatura luminosa deste Jeep pressupõe novas óticas, luzes de nevoeiro e luzes diurnas em LED, aumentando a visibilidade em 50 por cento em comparação com as tradicionais lâmpadas de halogéneo.

No interior foi melhorado o conforto geral do habitáculo, destacando-se uma nova consola central com suporte para smartphones, entrada de USB, um sistema de info entretenimento Uconnect revisto, com ecrã de 7 ou 8,4 polegadas e compatibilidade Apple CarPlay e Androi Auto. Existem também mais espaços para arrumo de pequenos objetos e novos porta-copos.

De acordo com os níveis de equipamento – Sport, Longitude, Limited e Traihawk – o Renegade pode ser personalizado com vários opcionais, nomeadamente os revistimentos Trespass Black, Polar Plunge e a topo de gama Sky Grey, em pele negra e pespontos contrastantes Sky Grey.

A nível de segurança destaca-se o Alerta de Saída Involuntária da Faixa de Rodagem e Cruise Control Inteligente com Reconhecimento de Sinais de Trânsito de série em todas as versões. No nível de equipamento Limited há também o Alerta de Colisão Iminente e a Travagem Automática.

Contudo o maior trunfo deste novo Jeep são os motores turbo a gasolina do Grupo Fiat, completamente em estreia, respondendo já à exigente norma de emissões Euro 6d TEMP. Novos blocos de três e quatro cilindros, ambos sobrealimentados, que se destacam pelo seu desempenho e baixo consumo.

O tetracilíndrico 1.0 litros tem 120 cv de potência, com o quatro cilindros de 1,3 litros a ser disponbilizado com 150 ou 180 cv. E como alternativa surgem os diesel Multijet II, atualizados. Um de 1,6 litros com 120 cv e outro de 2,0 litros com 140 cv ou 170 cv, ambos com sistema de redução catalítica seletiva (SCR), de modo a manter baixas as emissões de NOx.

Em todas as motorizações são disponibilizadas a caixa manual de seis velocidades e duas caixas automáticas. Estas podem ser de dupla embraiagem ou com conversor de binário, sendo esta última de nove relações. O mesmo sucede com a escolha entre tração dianteira e integral – esta última com opções Active Drive ou Active Drive Low.

Os dois sistemas de tração integral são automáticos, enviando a potência para o eixo traseiro apenas quando tal for necessário. Contudo, através do Selec-Terrein pode-se escolher vários modos de funcionamento – Neve, Lama e Areia – que permitem manter o eixo traseiro sempre ligado. Na opção Active Drive Low há também a função Hiç-Descent Control, para apoiar a condução em descidas íngremes, associada ao Selec-Terrain.

Há também uma versão especial do novo Renegade, a Trailhawk, que possui suspensão independente traseiro, uma maior distância ao solo (210 milímetros), e função Rock (rocha) no Selec-Terrain.

Em destaque

Subir