Fórmula 1

Jean Todt reeleito presidente da FIA

O francês Jean Todt foi eleito para um terceiro mandato consecutivo como presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), por ocasião do Conselho Mundial do organismo, reunido em Paris. O antigo navegador, diretor da equipa Peugeot Sport e presidente da Ferrari foi o único candidato a apresentar-se a eleições, e anunciou anteriormente que este será o seu último mandato no cargo.

Todt foi eleito para presidente da FIA em 2009, sucedendo ao britânico Max Mosley, e esta reeleição significa que se manterá no cargo até 2021.

O francês recebeu com agrado o apoio que recebeu, considerando que “é gratificante ter um apoio tão universal”, por isso “gostaria de agradecer a todos os clubes membros da FIA pelo seu apoio”, referindo ainda que “ver uma validação da FIA sob a liderança é um encorajamento para que continue o programa” vem que implementando nos últimos oiyo anos.

Jean Todt prometeu que neste último mandato vai concentrar-se em três áreas de atuação; “inovação, advocacia e desenvolvimento de uma longa rede de mobilidade e clubes desportivos. A inovação é essencial se a FIA quiser continuar a melhor e ter o seu lugar de direito no mundo como líder da mobilidade e do desenvolvimento do automobilismo. Para encorajar isso vamos propor o estabelecimento de um Fundo de Inovação da FIA”.

Apesar de reeleito, Todt fez alteração na sua equipa governativa, com Brian Gibbons, que era responsável pela mobilidade, a substituir Nick Craw como predidente do Senado da FIA, enquanto Thierry Willemarck deixa o posto de presidente da Região I da FIA para substituir Gibbons, mantendo-se Graham Stoker como responsável para o desporto.

Em destaque

Subir