Motores

Jean-Eric Vergne amplia vantagem na Fórmula E após vitória em Punta del Este

Aproveitando muito bem a vantagem de largar da ‘pole position’, Jean-Eric Vergne venceu a quinta prova do Campeonato de Fórmula E que este sábado se disputou no traçado urbano de Punta del Este, no Uruguai.

Não obstante ter sido o mais lento dos cinco pilotos que acederam à ‘Super Pole’, Vergne pôde largar na frente para a corrida devido a penalizações impostas aos outros quatro pilotos, entre eles Lucas di Grassi, que tinha sido o mais veloz na última fase da qualificação.

Quando a prova se iniciou o francês da Techeetah assumiu a liderança que manteve até à obrigatória paragem nas boxes para troca de monolugar, que ocorreu na mesma ocasião que Di Grassi, que partiu em segundo e terminaria em segundo, apesar do piloto da Audi Sport Abt tudo ter feito para desalojar Jean-Eric Vergne da liderança, sobretudo nas últimas voltas, onde os dois carros se chegaram a tocar várias vezes.

Atrás dos dois primeiros Sam Bird emergiu na terceira posição, depois de uma boa estratégia o ter colocado logo atrás de Daniel Abt, a quem uma infração – cintos por apertar na troca de monolugar – o obrigou a voltar às boxes e a perder um lugar certo no pódio.

Do castigo ao alemão da Audi Sport Abt também beneficiou Mitch Evans, que depois de uma grande recuperação e grandes ultrapassagens deu um precioso quarto lugar à Jaguar, terminando à frente de Félix Rosenqvist, também autor de uma grande ascensão no melhor monolugar da Mahindra.

António Félix da Costa chegou a estar várias vezes fora dos pontos, debatendo-se com um carro ao qual faltava velocidade de ponta, e depois de muitas vicissitudes e de uma boa paragem nas boxes conseguiu terminar na 10ª posição.

Classificação final

1º Jean-Eric Vergne (Techeetah) 50m43,809s

2º Lucas di Grassi (Audi Sport Abt) + 0,447s

3º Sam Bird (DS Virgin) + 2,611s

4º Mtch Evans (Jaguar) + 4,075s

5º Felix Rosenqvist (Mahindra) + 4,224s

6º Alex Lynn (DS Virgin) + 7,672s

7º Oliver Turvey (NIO + 11,818s

8º José Maria Lopez (Dragon) + 12,612s

9º Jerôme d’Ambrosio (Dragon) + 22,142s

10º António Félix da Costa (MS&AD Andretti) + 27,335s

Em destaque

Subir