Ciência

Jagdish Chandra Bose, o cientista que além do doodle tem uma cratera na Lua

O Google assinala com o doodle de hoje o 158.º aniversário de Jagadish Chandra Bose, um cientista tão reputado em tantas áreas que até ganhou uma cratera com o seu nome na Lua.

Nascido em Mymensingh (no atual Bangladesh) em 1858, Jagdish Chandra Bose começou por se destacar no campo da biofísica, mas não demorou a ganhar reputação em muitas outras áreas científicas.

Foi um dos grandes inovadores nas ondas de rádio e nas microondas, tendo sido um pioneiro no campo das telecomunicações.

Se hoje usamos redes sem fios, como a da internet, é muito graças a ele.

Jagdish Chandra Bose foi também o criador do crescógrafo, um dispositivo que mede o crescimento das plantas graças à ampliação de 10.000 vezes.

Foi também responsável por vários estudos comparativos das semelhanças entre animais e plantas, em especial no que concerne às reações perante diferentes ambientes e influências elétricas ou químicas.

Graças a este cientista e ao seu crescógrafo, sabemos que as plantas também reagem ao calor e ao frio, assim como a barulhos e a outros estímulos externos.

Este investigador britânico (à data, Mymensingh integrava a província da Índia Britânica) foi ainda dos primeiros a explicar a fadiga dos metais, em estudos comparativos com tecido orgânico, e a recuperação celular em tecidos vivos.

jagdish-chandra-boseApesar de ter patenteado o crescógrafo, era avesso a patentes e registos semelhantes, explicando que nunca fizera segredo dos métodos que utilizava para criar dispositivos e esperando que “sejam disponibilizados ao mundo para serem usados de forma prática e só depois com fins lucrativos”.

Foi assim que criou aparelhos que ainda usamos mais de um século depois, como as antenas para telecomunicações e polarizadores.

O reconhecimento de tamanho génio científico não podia ficar confinado à Terra, pelo que Jagdish Chandra Bose é dos poucos a dar o nome a uma cratera na Lua.

A cratera de Bose fica no hemisfério sul do satélite natural, entre as crateras de Bhabha e Alder.

Em destaque

Subir