Nas Notícias

Já é possível fazer doações no Facebook em Portugal

As organizações sem fins lucrativos dos Estados Unidos conseguem utilizar o Facebook para realizar campanhas de crowdfunding desde 2015. Essa ferramenta está agora a ser alargada à Europa, estando disponível em 16 países europeus, incluindo Portugal.

Não estará apenas disponível para organizações sem fins lucrativos, mas também para utilizadores comuns. O Facebook está a alargar a ferramenta de crowdfunding até à Europa, retirando 5 por cento do valor angariado. O restante será directamente enviado para as instituições ou utilizadores.

A ferramenta começará a ser testada ainda durante o mês de Setembro essencialmente em cinco países: Reino Unido, Irlanda, França, Espanha e Alemanha, sendo que os testes serão de seguida expandidos por Itália, Polónia, Holanda, Bélgica, Suécia, Dinamarca, Áustria, Finlândia, Luxemburgo e Portugal. O Facebook convida as organizações baseadas nestes países a inscreverem-se de forma a utilizarem os novos recursos em primeira mão.

Além da possibilidade de criar campanhas de angariações de fundos, o Facebook está também a dar a possibilidade às organizações de colocar um botão “Doar” no topo da sua página na rede social. A outra forma de angariar dinheiro é através do Facebook Live, ou seja, durante (ou até depois) de uma transmissão em direto, os espetadores poderão fazer donativos.

O Facebook deixa o exemplo do concerto solidário de Ariana Grande, para homenagear as vítimas do ataque terrorista em Manchester, onde foram doados mais 450 mil dólares por mais de 22 mil pessoas através da ferramenta do Facebook Live.

Em destaque

Subir