Mundo

Já matou alguém? Eles já e contam como foi (vídeo)

Na véspera do Dia do Veterano, que hoje se assinala nos EUA, um canal do Youtube publicou um documentário com veteranos de guerra. Em ‘On killing’, os antigos soldados recordaram o momento em que pela primeira vez tiraram a vida a outra pessoa.

Lonnie, Lance, Josh, Dan, Jonathan e Qassim são veteranos de guerra dos EUA. São nomes que nós sabemos, mas nem eles sabem o nome das pessoas que mataram.

Num documentário da Cut, ontem publicado pelo canal da produtora, os seis veteranos partilharam um sentimento do qual não se conseguem livrar nem esquecer, por mais que queiram ou tentem.

Lonnie, Lance, Josh, Dan, Jonathan e Qassim participaram em diferentes conflitos, da histórica Guerra do Vietname à mais recente libertação do Kosovo, mas partilham algo que todos preferiam não partilhar: tirar uma vida.

“Se houver o inferno é a isto que cheira. É algo que penetra a alma e não desaparece durante muito, muito tempo. É horrível”, contou um dos veteranos.

“Naquele momento, só conseguia pensar que ele teria uma namorada, uma família, fosse o que fosse”.

Como hoje se assinalam, nos EUA, o Dia do Veterano e o Dia do Armistício (que assinala o fim da I Guerra Mundial), o documentário não tardou em tornar-se viral.

Em destaque

Subir