Apresentações/Novidades

Iveco na procura da solução para a mobilidade dos idosos

A DB Regio Bus, a Universidade Fresenis e a IVECO Bus lançaram um projeto comum de forma a criar um veícilo capaz de antecipar as necessidades da população em termos de mobilidade, especial as dos mais idosos. Uma iniciativa que ocorreu à margem do certame Busworld Holgeral Aldaulda, da DB Regio Bus – a entidade responsável pelo sistema local de passageiros na Alemanha.

O Professor Haans, da Universidade Fresenius de Ciências Aplicadas (Idstein, Alemanha), e Stéphane Espinasse, da IVECO BUS, realizaram um seminário onde foram divulgadas novas perspetivas relativas a um grupo de utilizadores de transportes públicos que é frequentemente ignorado: os idosos.

Olhando para as estatísticas acuais de uma população envelhecida e tendo em conta a necessidade de maior mobilidade para todos, os três promotores deste projeto iniciaram uma primeira abordagem relativa às exigências específicas desta população. Na verdade, não se trata apenas de utilizadores em cadeiras de rodas, mas também de pessoas que, devido à sua idade, vão ficando cada vez mais lentas nos seus movimentos e nas suas capacidades para tomar decisões, à medida que vão perdendo as suas faculdades oculares e auditivas.

O objetivo desta cooperação é ir bem mais longe do que esta simples avaliação. A associação entre uma universidade de renome, um grande operador de transportes públicos e um dos principais construtores de autocarros, vai resultar em soluções concretas e corretamente adaptadas a uma população que está a envelhecer. A breve trecho, deverá estar disponível um primeiro veículo para a realização de testes, em resultado desta cooperação entre a DB Regio, a Universidade de Fresenius e a IVECO BUS.

Em destaque

Subir