Nas Notícias

Islândia quer cobrar impostos a turistas para proteger beleza natural

A Islândia é um dos países com mais relíquias naturais em todo o mundo. No entanto, o constante aumento do número de turistas na ilha tem-se tornado um verdadeiro problema, que o governo islandês está a preparar-se para resolver através da cobrança de impostos.

Apesar de ser um dos destinos turísticos mais caros, devido aos voos pouco frequentes e pelo elevado nível de vida, estas razões não são suficientes para ter um controlo sob os cerca de 2,3 milhões de turistas que por lá passam todos os anos.

A população da ilha mais a norte da Europa, que não ultrapassa os 340 mil habitantes, está cada vez mais preocupada com o número de turistas e com o consequente impacto que estes poderão ter na beleza natural do país.

A Islândia “entrou na moda”, nos últimos seis anos, com as gravações da série de sucesso ‘Game of Thrones’ a decorrerem muitas vezes na ilha e à queda da valorização da coroa islandesa, que tornou os preços (quase) acessíveis aos turistas.

A ministra do turismo islandesa, Thordis Kolburn Reykfjord, já apelou junto do governo para que fosse implementado um imposto que possibilite um controlo do fluxo turístico. “Temos de ter cuidado para não sermos vítimas do nosso próprio sucesso” afirmou a ministra, citada pela Bloomberg.

“Algumas zonas são simplesmente incapazes de receber um milhão de visitantes por ano. Se deixarmos as pessoas visitarem esses sítios, estamos a perder o que nos torna especiais – serem pérolas únicas da natureza que são uma parte crucial da nossa imagem e o que estamos a vender”, acrescentou.

De acordo com a Bloomberg, ainda não foi decidido qual será o imposto a implementar, mas já existem algumas ideias: aumentar o imposto das dormidas em hotéis, obrigar as empresas de transporte turístico a pagar uma licença especial ou a venda de um “passe de natureza” de carácter obrigatório a todos os visitantes, por cerca de 13 euros.

Em destaque

Subir