Nas Notícias

Islândia: homicídio de jovem choca o país sem crimes

Uma jovem de 20 anos foi assassinada na Islândia. O crime está a chocar o país com a taxa mais baixa de crimes em todo o mundo.

As estatísticas apontam para menos de dois homicídios por ano, num país com cerca de 330 mil habitantes. No entanto, um crime recente está a chocar o país que tem a taxa de criminalidade mais baixo do mundo: Birna Brjansdottir, de 20 anos, foi assassinada e o seu corpo foi encontrado numa praia a sul da capital Reiquiavique.

A jovem estava desaparecida desde 14 de janeiro, após uma saída à noite com os amigos. Durante oito dias foram feitas buscas, que envolveram mais de 725 voluntários. No domingo foi descoberto o corpo da jovem.

As últimas imagens de Birna são de câmaras de videovigilância que mostram a jovem a andar sozinha na rua, a comprar comida por volta das cinco da manhã. As autoridades ainda não divulgaram a causa da morte, mas já foram detidos dois marinheiros gronelandeses de 25 e 30 anos.

A pista fundamental que a polícia descobriu foram os sapatos da jovem, que estavam no porto de Hafnarfjordur, a sul de Reiquiavique. Esta pista levou os investigadores até a um carro alugado que foi alvo de perícias, tendo sido descoberto vestígios de sangue de Birna.

As autoridades islandesa voou até ao navio Polar Nanoq para interrogar a tripulação, uma vez que aquele barco estava ancorado no porto na noite em que a jovem, supostamente, foi assassinada. O navio regressou à Islândia e os dois marinheiros foram detidos.

A Islândia está em choque, visto que este país está muito pouco habituado a crimes desta natureza.

Em 2013, foi a primeira vez na história da Islândia que a polícia matou uma pessoa no decorrer de uma intervenção policial.

Em destaque

Subir