Nas Notícias

Isaltino Morais comprou fãs para a sua página no Facebook?

Dos 17 500 fãs do candidato independente a Oeiras, na sua página no Facebook, só 7700 são portugueses. Isaltino Morais tem 3200 seguidores no Egito, 1900 na Tailândia e 850 vietnamitas. Até no Nepal há gente que segue Isaltino. Mas também a candidata ao mesmo município Sónia Amado Gonçalves apresenta números estranhos: 514 fãs portugueses, 7445 egípcios…

Isaltino Morais tem mais fãs na Tailândia do que o candidato do PSD-CDS, Ângelo Pereira tem em Portugal.

Estes números são fornecidos pelo Facebook, através da ferramenta Facebook Like Checker, que permite observar a origem dos seguidores de cada utilizador.

Mas terá Isaltino comprado ‘likes’ no estrangeiro para transmitir um sinal de uma (falsa) popularidade? Não é possível fazer essa afirmação, mas há factos que o indiciam.

Vamos a números. Isaltino Morais tem cerca de 17500 ‘seguidores’. Destes, apenas 7700 são portugueses. Há mais de 3200 egípcios, cerca de 1900 tailandeses e 850 vietnamitas. Há mais 600 das Filipinas, quase 500 da Indonésia, cerca de 400 da Venezuela e outros tantos do Brasil.

O candidato independente tem ainda quem seguidores na Turquia, no Peru, na Argentina, no México, na Colômbia, na Índia, na República Dominicana, no Equador, na Guatemala e até no Nepal.

Sónia Amado Gonçalves tem 7445 fãs no Egito

Outra candidata ao mesmo município pode ter recorrido à compra de fãs. Sónia Amado Gonçalves tem mais de 9000 pessoas que clicaram no ‘gosto’, na sua página.

Dessas, 7445 são utilizadores do Egito. Há outras 586 na Índia e apenas 516 não portugueses.

Já fora do âmbitro destes dois casos, há uma realidade indesmentível: comprar ‘likes’ no Facebook é uma prática recorrente e muito simples. O custo é reduzido: por 10 euros compram-se 1000 seguidores, falsos perfis criados para o efeito.

O objetivo é transmitir a ideia de uma falsa popularidade. E este detalhe pode influenciar a escolha dos eleitores.

Em destaque

Subir