Tecnologia

iPhone 6s: Vale a pena pagar 749 euros por um dispositivo de 16GB?

apple_iphone6_2

Os novos iPhone, 6s e 6s Plus, estão, desde hoje, disponíveis no mercado português. Lançado há duas semanas, em alguns países, como os EUA, os novos gadgets da Apple chegam finalmente a solo nacional, mas com um preço pouco ‘amigável’.

Os novos iPhone começam a ser vendidos nos 749 euros, para a versão de 16GB. É aqui que se coloca a questão: valerá a pena pagar 749 euros por um dispositivo com apenas 16GB para armazenamento?

Já se sabe que os fãs, independentemente das marcas, não olham a meia para adquirir os gadgets mais desejados, no entanto, o raciocínio deve prevalecer, sob pena de ficarmos com o equipamento obsoleto em pouco tempo. É isso mesmo que vai acontecer com o iPhone 6s de 16GB.

A Apple implementou algumas melhorias nesta nova versão, sendo que o maior destaque, e o que está diretamente relacionado com o armazenamento vai para a câmara. Os 12MP da câmara desta nova versão do iPhone, aliado à gravação de vídeo em (UltraHD), vai exigir uma maior capacidade de armazenamento. Tendo em conta o espaço ocupado pelo sistema operativo (e aplicações adjacentes), metade deste armazenamento (8BG) não deve fazer parte do sistema, ficando a sobrar apenas 8GB.

Não é preciso muita ciência para perceber que estes dispositivos ficarão, a curto prazo, obsoletos. O facto de a Apple não proporcionar a expansão externa (MicroSD) a estes equipamentos, deverá levar o utilizador a considerar friamente a compra deste dispositivo.

Era espectável que a marca da maçã não voltasse a lançar um dispositivo com apenas 16GB, mas tal não se verificou. Posto isto e todos os contras mencionados, tem de se colocar a questão: valerá a pena pagar 749 euros por um dispositivo que, a curto prazo ficará obsoleto?

Fique com os preços das restantes versões: iPhone 6s 16GB – 749 euros, iPhone 6s 64 GB – 859 euros, iPhone 6s 128GB – 969 euros, iPhone 6s Plus 16GB – 859 euros, iPhone 6s Plus 64GB – 969 euros, iPhone 6s Plus 128GB – 1.079 euros

Na minha opinião, o lançamento de um iPhone com apenas 16GB só se justificaria se o seu preço fosse realmente mais baixo em relação às restantes versões. Algo que rondasse os 500 euros. Acho que a Apple deu um grande tiro no pé e, pior, está a ‘brincar’ com a inteligência dos utilizadores.

 

Em destaque

Subir