Tecnologia

iOS 10 vai obrigá-lo a desbloquear o iPhone pelo Touch ID

apple_iphone6_2

A Apple implementou uma série de melhorias no seu sistema operativo móvel, o iOS. Na sua versão 10, que deve chegar lá para o outono, a Apple eliminou o ‘deslizar’ para desbloquear, passando a ser possível desbloquear o seu iPhone apenas pelo Touch ID, através da impressão digital.

Se para alguns utilizadores isto possa causar algum embaraço, a verdade é que o início de sessão através da impressão digital torna o dispositivo mais segura, salvaguardando os dados do utilizador. Um dos motivos para a função ‘deslizar’ para desbloquear ser eliminado – para além da maior segurança – prende-se com a remodelação no ecrã de desbloqueio que a Apple implementou para o iOS 10.

Em meados de outubro, sensivelmente, quando sair o iOS 10 na sua versão oficial, prepare-se para encontrar no ecrã de desbloqueio a mensagem ‘Press home to unlock’, ou em português, carregue no botão home para desbloquear.

Para além desta mudança, muitas coisas novas vão chegar no iOS 10. Por exemplo, o 3D Touch vai ganhar novas funções, aumentando ainda mais o leque de funcionalidade para interagir com as aplicações.

O sistema de notificações também foi revisto, e quando instalarem o iOS 10 vão deparar-se com um sistema de notificações semelhante ao do Android. Ainda neste novo sistema de notificações, vão ser adicionadas funcionalidade no 3D Touch, permitindo maior interação com as notificações e um maior uso do 3D Touch, como referimos anteriormente.

Para além do destaque à obrigatoriedade de iniciar sessão pelo Touch ID, a Apple resolveu dar um ‘docinho’ aos utilizadores, permitindo que aplicações nativas da marca possam ser desinstaladas, o que até aqui não era possível.

Todas estas novidades chegam no outono. No entanto, e para os utilizadores que gostam de correr riscos, há sempre as versões de testes (beta) que já estão por aí a circular. No vídeo que se segue, pode ver como vai ficar o ecrã de bloqueio no iOS 10.

 

Em destaque

Subir