Tecnologia

Intel abandona linha mobile (Atom). Quais as consequências para a Microsoft?

intel_atom_processadores

A Intel desistiu de desenvolver processadores para tablets e smartphones, matando assim a linha Atom, que equipava uma grande parte de dispositivos presentes no mercado. A notícia chegou pelas mãos de um porta-vos da marca.

A gigante dos processadores entende que a linha Intel Atom foi um tremendo fracasso, nunca se conseguindo impor às rivais Qualcomm e MediaTek, que dominam completamente o mercado dos smartphones, principalmente.

Apesar de não ter uma implementação forte no mercado, os processadores Atom equipam alguns aparelhos interessantes, como o Zenfone da Asus e alguns tablets. Quem pode sofrer danos colaterais com este abandona é a Microsoft.

A marca de Redmond tinha um projeto, tinha um conceito de smartphone que assentaria neste segmento de processadores. Estamos a falar no Surface Phone, aquele que seria o próximo topo de gama da Microsoft equipado com o Windows 10 Mobile.

Com este abandono por parte da Intel, a Microsoft terá de repensar o Surface Phone, olhado para outros fabricantes de processadores. O problema, é que a tecnologia ARM não oferece a combinação de processamento que a Microsoft idealizou para o Surface Phone, que passaria por executar algumas tarefas x86, as mesmas que se executam nos tradicionais computadores.

A verdade é que a Intel demorou demasiado tempo a investir no mercado mobile, dando sempre mais atenção ao mercado dos PCs. O problema é que as tendências inverteram-se e a gigante dos processadores demorou demasiado tempo a perceber isso.

Como se não bastasse, os tablets parecem começar a passar de moda, estando os fabricantes e utilizadores a dar prioridade a equipamentos híbridos, que partilhem as características de tablet/PC, à semelhança do Surface da Microsoft.

Não sabemos se isto terá consequências para a Microsoft, mas sabemos que o mercado de processadores para smartphones fica cada vez mais fechado sob o domínio de duas marcas, Qualcomm e MediaTek.

Em destaque

Subir