Economia

INE confirma desaceleração da subida dos preços em abril para 0,4 por cento

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 0,4 por cento em abril, desacelerando face aos 0,7 por cento observados em março, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, a variação homóloga do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) foi de 0,2 por cento em abril (face aos 0,8 por cento registados em março), confirmando também os dados avançados na estimativa rápida publicada em 30 de abril.

“A desaceleração do IPC reflete em parte um efeito de base, tendo-se observado aumentos significativos dos preços de alguns produtos em abril de 2017 no período da Páscoa, em particular nas classes ‘restaurantes e hotéis’ e ‘transporte”, nota o instituto estatístico.

A variação mensal do IPC foi, por sua vez, de 0,7 por cento (após uma variação de 1,9 por cento em março e 1,0 por cento em abril de 2017) e a variação média dos últimos 12 meses foi de 1,1 por cento (que compara com os 1,2 por cento registados no mês precedente).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 0,3 por cento, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,9 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do euro (em março, esta diferença foi de 0,5 pontos percentuais).

O IHPC registou uma variação mensal de 1,0 por cento (2,2 por cento no mês anterior e 1,5 por cento em abril de 2017) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,2 por cento (valor inferior em 0,2 pontos percentuais ao registado em março).

Em destaque

Subir