Nas Redes

INE acusa Marques Mendes de ‘antecipar’ dados que já foram publicados

Num raro comunicado, o Instituto Nacional de Estatística (INE) tece fortes acusações a Luís Marques Mendes, em reação às declarações do comentador, no passado domingo, na SIC. “O Senhor Conselheiro de Estado e comentador da SIC não antecipou este resultado. O resultado já tinha sido publicado!”, refere o INE.

É pouco comum que o INE produza um comunicado a criticar um comentador. Mais raro ainda é que o comunicado tenha sublinhados e até pontos de exclamação. Mas aconteceu.

Em causa, o comentário político de Marques Mendes, no passado domingo, na SIC. Conhecido por antecipar informações, nas suas participações no telejornal da estação de Carnaxide, o comentador é fortemente criticado.

“Depois das afirmações do Dr. Marques Mendes relativas aos dados do desemprego de 9,4%, em maio, é importante o seguinte esclarecimento: a 30 de junho, há quase um mês atrás, o INE publicou um ‘Destaque à Comunicação Social’ com a estimativa definitiva para a taxa de desemprego de 9,5% para abril passado e com a estimativa provisória de 9,4% para maio”, pode ler-se, nessa nota.

“O Senhor Conselheiro de Estado e comentador da SIC não antecipou este resultado. O resultado já tinha sido publicado!”, refere o INE.

De acordo com aquela entidade, “esta falsa antecipação é grave na medida em que se pode gerar na opinião pública a ideia que Luís Marques Mendes tenha qualquer privilégio de acesso antecipado às estatísticas oficiais do INE, o que não sucede”.

O objetivo do INE é manter a credibilidade da instituição. “Estas afirmações podem afetar negativamente a confiança da opinião pública sobre a forma como o INE exerce a sua missão de serviço público”, realça ainda.

Em destaque

Subir