Fórmula 1

Incidente com Hamilton pode afastar Vettel do Grande Prémio da Áustria

O incidente entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, no Grande Prémio do Azerbaijão, poderá valer uma dura punição. A FIA, dirigida pelo francês Jean Todt, pondera recorrer ao tribunal daquele organismo para sancionar o piloto alemão. Escreve o jornal A Marca, que cita diversos jornais internacionais, entre eles o ‘Auto Motor und Sport’, que o piloto poderá ser afastado do Grande Prémio da Áustria.

O piloto alemão da Ferrari reagiu mal a uma travagem de Hamilton, quando o ‘safety car’ estava em pista, na prova de Baku, capital do Azerbaijão.

Sebastian Vettel colocou ao lado do britânico e deu um toque propositado com o seu bólide, o que lhe custou uma sanção de 10 segundos, na boxe.

O castigo foi considerado leve – em virtude de se tratar de uma conduta deliberada, antidesportiva e perigosa – e a FIA pondera abrir um processo a Vettel e tomar medidas disciplinares contra o piloto da Ferrari.

O histórico do alemão não o ajuda. No ano passado, no Grande Prémio do México, Vettel proferiu insultos para o diretor da FIA, Charlie Whiting. O arrependimento então manifestado valeu-lhe um perdão. Porém, num comunicado, Jean Todt alertou que teria pulso firme se o piloto protagonizasse outro caso disciplinar. Foi o que ocorreu.

No pior dos cenários, poderá ser punido com uma suspensão de um Grande Prémio. E a FIA está a ser pressionada para avançar com esta medida.

O piloto da Ferrari, líder da classificação, não mostrou arrependimento. E a Mercedes já cedeu provas à FIA de que Hamilton não tinha parado abruptamente de forma propositada para prejudicar Vettel.

Se o tribunal da FIA avançar para a punição, o alemão da Ferrari poderá perder o Grande Prémio da Áustria, que decorre entre 7 e 9 de julho.

Recorde aqui o incidente:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=A6X5UMRMB1YO

Em destaque

Subir