Nas Notícias

Incêndio Pedrógão: SIRESP diz que “não houve falhas” de funcionamento

A rede SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) escreve no relatório enviado ao primeiro-ministro que “não houve interrupção do funcionamento da rede”, nem houve “nenhuma estação base que tenha ficado fora de serviço em consequência do incêndio” em Pedrógão Grande.

No comunicado divulgado no portal do governo, esta terça-feira, a SIRESP garante que “funcionou de acordo com  arquitetura que foi de desenhada, notando, contudo, “situações de saturação na rede mas foi originada por uma procurada de tráfego superior à disponível”.

A rede SIRESP diz que a resposta “correspondeu e esteve à altura da complexidade do teatro das operações, assegurando as comunicações e a interoperabilidade das forças de emergência e segurança”.

É ainda revelado que das 16 estações base do sistema SIRESP, cinco “entraram em modo local, em virtude da destruição pelo incêndio”.

Além disso, a SIRESP adianta que no período crítico dos fogos (das 19h de dia 17 às 9h de dia 18) foram processadas “mais de 100 mil chamadas através de 1.092 terminais”.

No texto ainda se pode ler, como recomendação: “evitar efetuar chamadas privadas em situações de emergência” ou “fazer chamadas curtas e objetivas”.

No relatório hoje publicado é apontada a necessidade de se aplicarem “geradores nas estações mais críticas” bem como a compra de geradores que possam estar de “reserva para serem mobilizados em situações de contingência”.

O violento incêndio matou 64 pessoas nos concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra.

Em destaque

Subir