Nas Notícias

Imposto do tabaco aumenta? A Tabaqueira responde com baixa dos preços

cigarro

Os preços dos maços de tabaco das marcas da Tabaqueira vão descer 10 cêntimos. Isto não significa que o valor final seja menor: este ‘desconto’ serve para compensar a subida do imposto, que tem de ser refletida até ao dia 1 de julho.

A empresa responsável pela maior fatia do mercado, detendo marcas como Marlboro, SG, Português Suave e Chesterfield, revelou que desceu os preços dos maços em 10 cêntimos para que os valores finais ficassem próximos dos que eram praticadas antes da subida do imposto prevista em sede do Orçamento de Estado para 2016.

A decisão já foi contestada pelos especialistas de saúde, como Emília Nunes. Em declarações à TSF, a responsável pelo Programa Nacional de Prevenção do Tabagismo adiantou ser “uma decisão contrária aos objetivos de saúde pública”, pois “o tabaco mais barato é sempre um desincentivo a quem pondera deixar de fumar”.

Porém, a medida foi adotada pela única empresa que efetivamente subiu os preços dos maços, em 20 cêntimos, para ‘responsabilizar’ o consumidor pelo aumento do imposto.

De acordo com o Orçamento de Estado, a partir de 1 de julho todo o tabaco à venda terá de refletir no preço o valor do imposto para este ano.

Os dados da Associação de Grossistas de Tabaco mostravam que, em abril, os preços dos maços tinham aumentado entre 10 a 20 cêntimos.

Em destaque

Subir