Mundo

IKEA lança campanha ‘Vamos Brincar para a Mudança’

Brincar é um direito fundamental das crianças. Por isso, a IKEA e a IKEA Foundation vão assinalar o Dia Internacional dos Direitos da Criança com o lançamento, no próximo dia 20 de novembro, da campanha ‘Vamos Brincar para a Mudança’, que vai beneficiar ONG nacionais e internacionais e contribuir para o direito das crianças em todo o mundo a brincar e desenvolver-se.

Por cada livro e brinquedo vendido nas lojas IKEA, entre o dia 20 de novembro e 24 de dezembro, a IKEA Foundation doa um euro para projetos que promovem a igualdade de direitos, a educação das crianças, a prática de desporto e, naturalmente, o brincar, implementados nalgumas das comunidades mais vulneráveis do mundo, pelas seis ONGs parceiras nesta iniciativa: UNICEF, Handicap International, Room to Read, Save the Children, Special Olympics e War Child.

Muitas crianças em todo o mundo vivem em situações de conflito, migração ou têm necessidades especiais que comprometem as oportunidades que têm para brincar. Isto faz com que estejam mais vulneráveis à descriminação, violência, abuso e exploração, como explica o relatório apresentado pela IKEA Foundation.

E neste quadro que surge a campanha. “Brincar é fundamental para as crianças. A brincadeira estimula a criatividade e contribui para consolidar aprendizagens e o desenvolvimento. As crianças são as pessoas mais importantes do mundo para a IKEA”, refere Cláudia Domingues, diretora de sustentabilidade da IKEA Portugal.

criancas_brincam_900

Por isso, com a campanha ‘Vamos Brincar para a Mudança’ a marca tem mais ONG parceiras que “implementam projetos nalgumas das comunidades mais vulneráveis do mundo e assim, conseguimos ser ainda mais relevantes no apoio à salvaguarda dos direitos das crianças e na garantia de que mais crianças em todo o mundo têm oportunidade de brincar”.

A campanha “Vamos Brincar para a Mudança” dá seguimento à campanha “Peluches para a Educação”, que durante 13 anos permitiu angariar 88 milhões de euros para apoiar boas causas.

“A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças consagra o direito de todas as crianças a brincar. Proporcionar às crianças os cuidados necessários para crescerem com saúde, num ambiente seguro e estimulante é fundamental para que possam aprender e desenvolver todo o seu potencial e, mais tarde, serem cidadãos ativos nas suas comunidades e países. Graças à campanha podemos chegar ainda a mais crianças na China, India, Indonésia e no Quénia, com programas pensados para ajudar as crianças a crescer, proporcionando-lhes os ambientes enriquecedores de que necessitam para o seu pleno desenvolvimento”, explica Madalena Marçal-Grilo, diretora executiva da UNICEF Portugal.

Doe um brinquedo, receba sorrisos

A par desta campanha, em Portugal, nas lojas IKEA vai decorrer a iniciativa ‘Doe um brinquedo, receba sorrisos!’ através da qual, os clientes têm possibilidade de doar um livro ou brinquedo às crianças beneficiárias de instituições locais nas áreas de influência das lojas de Alfragide, Loures, Matosinhos e Braga colocando-o nos recipientes na zona da linha de caixas.

Em destaque

Subir