Nas Notícias

II Festival do Ouriço-do-Mar arranca amanhã na Ericeira

O II Festival do Ouriço-do-mar (Paracentrotus Lividus) arranca amanhã nas mesas de 12 restaurantes da vila da Ericeira, outrora Ouriceira, e dá a provar diversas receitas onde este é o ingrediente principal. A iniciativa integra-se na estratégia de valorização e promoção dos produtos endògenos do Concelho de Mafra.

Depois do sucesso da primeira edição em abril de 2015, que levou milhares de forasteiros àquela vila para provar ouriços-do-mar, o Município de Mafra renova o desafio à restauração local para introduzir esta iguaria nas suas ementas, seja reinventando receitas, seja promovendo a forma mais simples de ser consumido: ao natural.

Da lista de pratos já agendados, viaje-se pelos restaurantes e faça-se já a opção para degustar. No Funky, o menu inclui Risotto de ovas de ouriço com espargos e camarão; A Tasquinha apresenta ouriços ao natural, sopa de ouriços e arroz do mar com ouriços; A Esplanada das Furnas e a Marisqueira Brisa sugerem ambas ouriço ao natural; ouriço na chapa, massa com ovas de ouriço, Risotto de ouriço com camarão grelhado e a venda de ouriço vivo são as amplas opções da Marisqueira César; e a Marisqueira Furnas cozinha açorda de ouriços, tal como o Restaurante A Panela.

O Dom Carlos opta pelo ouriço na grelha e ouriço ao natural com vinagrete de citrinos; vasta oferta no Restaurante Sul, com ouriço ao natural, ouriço assado, “Mergulho no Mar” (creme de ouriços com navalheira, mexilhão, percebes) e a sobremesa creme brulée com cristais de ouriço-do-mar; ouriço cru e ouriço cozido são as variantes do Tik Tak; no Ti Matilde, os clientes podem provar açorda de ouriços; e, por fim, o Uni Sushi tem dois pratos de ouriço: “Uni Maki” (uramaki de salmão com ovas de ouriço) e “Gunran Uni” (sushi enrolado com alga em forma de cesto com ovas de ouriço).

Estão apresentadas cerca de 15 variantes disponíveis nas mesas da restauração ericeirense durante 7 a 10 de abril, sendo que muitas delas só serão confeccionadas para o 2.º festival e, por isso, são a oportunidade rara de comer ouriços como nunca se provaram.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Mafra com o apoio da Junta de Freguesia da Ericeira.

Em destaque

Subir