Apresentações/Novidades

Hyundai i30 Fastback alarga gama da marca

A Hyundai tem um novo membro na sua ‘família’. Chama-se i30 Fastback, e é um modelo charneira entre um sedan do segmento médio superior e um coupé, com as cinco portas e carroçaria de linhas suaves e musculadas. Dir-se-ia que é um compromisso entre um automóvel familiar e um desportivo.

Pode-se especular o que a marca coreana pretende com este modelo, mas aquilo que os seus responsáveis assumem é que vai mudar “verdadeiramente as regras do jogo” no mercado.

É Thomas Burkle, designer da Hyundai na Europa que assume esta nova atitude quando se pronuncia sobre o i30 Fastback, que será lançado no mercado no próximo ano. Um automóvel que foi concebido no ‘Velho Continente’ com o propósito de agradar aos gostos dos mercados ocidentais.

A redução da altura da habitual grelha dianteira em cascata torna aparência deste Hyundai mais ampla e definida, destacando mais o capot, enquanto a iluminação full LED, com novas molduras das óticas, completam o conjunto sofisticado e prémio da secção dianteira.

De lado sobressai a linha do tejadilho rebaixada – cerca de 25 milímetros – relativamente ao i30 de cinco portas, que tem propósitos estéticos mas também aerodinâmicos, que são ajudados pelo ‘spoiler’ arqueado na porta da bagageira. O comprimento total, de 4,455 metros, por 1,425 de altura contribui também para que a habitabilidade não seja comprometida.

A bordo, para além da excelente qualidade de construção, destaca-se o equipamento, bastante completo, e que a nível de conectividade não deixa nada a dever a outros topo de gama. Desta-se o ecrã tátil de oito polegadas e um novo sistema de navegação, incluindo novas funções, não faltando o Apple CarPlay e o Android Auto. Já o sistema de carregamento wireless do telemóvel é opcional.

Já no que se refere à segurança não faltam os sistemas de Travagem Autónoma de Emergência, Alerta de Fadiga do Condutor, Sistema de Controlo Automático dos Máximos e Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (com três fases de aviso) ou de alerta de fadiga do condutor. O Smart Cruise Control e um detetor de ângulos mortos fazem também parte do equipamento.

O conforto é assegurado e o comportamento dinâmico são assegurados por um chassis rebaixado em cinco milímteros e uma suspensão mais rígida (em 15%).

As motorizações dividem-se entre duas a gasolina e duas a diesel. O Hyundai i30 Fastback a gasolina chega com os motores turbo 1.0 litros T-GDI de 120 cv e 1.4 T-GDI de 140 cv. O motor turbo diesel 1.6 litros chega com duas opções: 110 ou 136 cv.

O modelo de 1.0 litros a gasolina é o único confinado a uma transmissão manual de seis velocidades. Todas as outras versões podem optar entre aquela ou a transmissão dual clutch de sete velocidades.
Posteriormente, a gama de motorizações será reforçada com o acréscimo de um novo motor Diesel 1.6 turbo em dois níveis de potência: 110 e 136 cv. Ambas as versões estarão disponíveis com a caixa manual de seis velocidades ou transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades.

Em destaque

Subir