Tecnologia

Huawei e NOS fazem parceria para desenvolver projetos de tecnologia

nos_huawei_900A Huawei e a NOS fizeram uma parceria para desenvolvimento de projetos nas áreas de redes e tecnologia, infraestruturas de comunicações, data-centres, vídeo e soluções empresariais.

Miguel Almeida, CEO da NOS e Chris Lu, da Huawei Portugal, assinaram um MoU (Memorandum of Understanding) que marca o arranque desta parceria estratégica. O encontro decorreu na sede da Huawei em Shenzen, China, no âmbito da CEO Summit.

A Huawei, uma das maiores e mais inovadoras empresas mundiais na área das telecomunicações, entrou no mercado nacional através da parceria estabelecida com a NOS. Em 2005, a NOS escolheu a Huawei para o desenvolvimento do primeiro piloto de 3G em Portugal, na ilha da Madeira. Este foi também o segundo projeto em que a Huawei esteve envolvida na Europa.

Esta histórica relação entre as duas empresas é agora reforçada com a intenção de criar uma parceria estratégica continuada para o desenvolvimento conjunto de soluções de comunicações que permitam o reforço contínuo da capacidade de serviço e desempenho das redes de nova geração em Portugal.

Entre as áreas visadas pela parceria estratégica encontram-se a IoT de banda estreita, redes de banda larga da próxima geração, vídeo, redes definidas por software (SDN), virtualização das funções de rede (NFV), data-centres e soluções empresariais integradas.

Para Miguel Almeida, CEO da NOS, “a relação entre as equipas e as duas empresas é uma relação de longa data e que tem produzido bons resultados”.

“Acreditamos que o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras permitirá reforçar a posição competitiva da NOS e da Huawei nos respetivos mercados”, diz.

Para Chris Lu, diretor da Huawei Portugal, este memorando com a NOS representa um passo em frente. “A NOS é uma empresa com a qual temos um histórico de trabalho conjunto de mais de 10 anos. Ao longo deste período temos trabalhado em parceria, e é o que queremos continuar a desenvolver, encontrando as melhores soluções”, assinala.

Em destaque

Subir