Tecnologia

Huawei desenvolve sistema operativo próprio como ‘prevenção’ ao Android

huawei_p8_portugal

Um rumor que circulou durante a semana, por causa de uma notícia do site The Information, dava conta de um possível abandono da Huawei do sistema Android. Em causa estava o desenvolvimento de um sistema operativo próprio e o facto de a marca chinesa não querer estar tão dependente da Google.

A Huawei contratou ex-engenheiros da Nokia, com o intuito de desenvolver um sistema operativo móvel próprio. A marca não nega nisso, mas nega, claramente, que a intenção seja abandonar o sistema da Google. Foi o próprio CEO da Huawei quem o afirmou na sua conta pessoal da rede social chinesa, Weibo.

“A Huawei não tem planos de abandonar o Android, lembrando que o sistema da Google ajudou no desenvolvimento dos smartphones, beneficiando consumidores. O CEO garantiu que, enquanto o sistema da Google se mantiver aberto e mantiver suporte a outros dispositivos, a chinesa vai continuar a utilizá-lo, continuando a investir em sua interface, a Emotion UI, que inclusive será reformulada em breve, afirmou Richard Yu.”

O desenvolvimento de um sistema operativo próprio por parte da Huawei é apenas uma precaução. Relembre-se que a Google quer tornar o Android num sistema operativo mais fechado, com o intuito de poder atualizar um maior número de dispositivos sem ter de passar pelos fabricantes e operadores, à semelhança do que já acontece com o sistema da Apple, por exemplo.

No enanto, se isso é bom para os consumidores – que ficam com os equipamentos atualizados – algumas marcas parecem não gostar da ideia, como é o caso da Huawei. É por esse motivo que a fabricante chinesa está a desenvolver o seu sistema operativo. Esse é o motivo, mas nada de loucuras em abandonar o Android da noite para o dia. A Huawei é, neste momento, uma marca só ultrapassada pela Samsung. Mudar de planos radicalmente poderia ser uma grande hecatombe para as contas da marca chinesa.

Em destaque

Subir