Nas Notícias

Hospital abandonado com material dentro em Vila Franca de Xira

Material espalhado pelos corredores, macas, camas abandonas e um bloco operatório intacto retratam a realidade do antigo Hospital de Vila Franca de Xira, que fechou portas há cerca de cinco anos e, desde então, não mais foi utilizado. Para trás ficou diverso material, em aparente bom estado, que o tempo (mas não só) têm tratado de destruir e deixar ao ‘Deus dará’.

A revista feminina MAGG, que pertence ao grupo do Observador, foi ao local ver o que se passa e falou com um fotografo, que não quis identificar-se, mas que pretende alertar para a urgência de medidas para evitar o vandalismo naquele que durante anos foi conhecido por Hospital Reynaldo dos Santos.

“É escandaloso. Quando entrei e vi aquilo fiquei chocado”, diz o fotógrafo, que encontrou material de raio-x no espaço mas também macas, camas e até… “um bloco operatório intacto”.

O velho hospital fechou portas em março de 2013, dando lugar a um novo, com mais espaço, mais especialidades e capacidade para responder às necessidades das populações.

Veja as fotos do interior do hospital

“Há cada vez mais pessoas a entrar lá dentro, e ninguém parece muito preocupado com isso”, avisa o fotógrafo, dizendo que já se vê que “o vandalismo já lá chegou”.

Nas declarações à revista MAGG, que tornou o caso público, o fotógrafo avisa para a necessidade de medidas urgentes.

Perante esta situação, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo diz que o edifício “e o seu recheio” são da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira “desde meados de 2013”, à qual o material foi doado.

Da parte desta instituição, Armando Jorge Carvalho, disse à MAGG que a Santa Casa já teve autorização para “fazer a requalificação do hospital”, que irá servir para “uma unidade de cuidados continuados”.

Nesta altura, porém, ainda se procuram financiadores.

Enquanto a requalificação não chega e o hospital não volta a abrir portas, o espaço continua abandonado.

Em destaque

Subir