Mundo

“Homens sem barba provocam desejos impuros”, avisa clérigo islamita turco

Homem que é homem usa barba e cabelo curto, defende Murat Bayaral. O clérigo foi à televisão pregar contra os homens sem barba, em especial quando usam cabelo longo: “Ao longe, parecem mulheres e podem despertar desejos impuros”.

A barba “é uma das duas partes do corpo que diferenciam o homem da mulher”, sustentou este pregador, num sermão transmitido pela estação Fatih Medreseleri, da Turquia.

“Ao longe, um homem sem cabelos longos pode parecer uma mulher, se não tiver barba. Deus nos livre! Podemos ser possuídos por desejos impuros”, afirmou o pregador islamita.

Murat Bayaral declarou ainda que os homens “não precisam da autorização da esposa” no caso (que condenou) de querer cortar a barba.

Como era de esperar, este discurso extremista inflamou os ódios e a polémica rebentou, nas redes sociais.

Muitos lembram que o Corão não tem qualquer referência sobre o uso obrigatório de barba, nem qualquer proibição de a cortar.

Ao nível político, teme-se que discursos como o deste clérigo estejam a ser ‘encomendados’ pelo regime de Recep Tayyip Erdoğan.

Em 2012, Erdogan declarou a intenção de fomentar as gerações devotas, lembrou a revista Newsweek, recuperando também a eliminação da teoria da evolução do ensino público e a permissão para as meninas usarem burcas na escola, o que anteriormente era proibido pela Constituição turca.

Em destaque

Subir