Mundo

Homens armados atacam hotel na capital do Afeganistão

Quatro homens atacaram, este sábado, o Hotel Intercontinental na capital afegã, Cabul, tendo aberto fogo contra as pessoas que estava no interior do estabelecimento. Dois acabaram mortos a tiro pela polícia.

Sem fazer qualquer referência a eventuais baixas, um porta-vos do ministro afegão, Najib Danish, revelou que os atacantes poderiam ter motivações suicidas.

Já durante a tarde, horas após as primeiras informações do ataque, surgiram relatos de “vários mortos”, ainda que sem existir um balanço oficial de baixas.

O ataque terá sido planeado, tendo começado no seguimento duma explosão e do corte de eletricidade. A partir daí, o grupo abriu fogo sob o quarto andar da unidade hoteleira, obrigando a que vários hóspedes se barricassem nos andares inferiores.

Em declarações à agência AFP, uma testemunha confirmou que ouviu “tiros no primeiro andar”, confessando estar “escondido nos quartos”, apelando a que a “ajude chegue rapidamente”.

O departamento do Estado norte-americano, recorde-se, havia alertado para a possibilidade de ocorrências contra hotéis na capital afegã.

O Hotel Intercontinental, situado numa colina e que tem um nível de segurança elevado, tendo sido alvo de um forte ataque, em 2011, que vitimou 21 pessoas.

É um dos principais edifícios de Cabul, utilizado especialmente para eventos como conferências, contando várias vezes com a participação de funcionários do governo.

Em destaque

Subir