Nas Notícias

Hoje é o dia mais triste do ano, sugere investigador

Esta segunda-feira, dia 15 de janeiro, é o dia mais triste do ano, conhecido por ‘Blue Monday’ – segunda-feira azul, em tradução. Quem o diz é o investigador Cliff Arnall, antigo professor da Universidade de Cardiff.

De acordo com o site britânico Express, este termo foi utilizado pela primeira vez em 2005, por Cliff Arnall, antigo professor da Universidade de Cardiff.

O investigador e antigo professor previu, através de uma equação, que o dia mais triste do ano acontece na terceira segunda-feira do mês de janeiro.

Isto acontece, sublinha o investigador, porque o dia de hoje reúne condições como o mau tempo, a dívida pós-Natal, a falta de motivação e as resoluções de Ano Novo que ainda não conseguiu cumprir.

Para os especialistas em problemas mentais, como a depressão, a data não é vista com bons olhos, já que esses estados de espírito não devem ser associados ou calculados para um dia específico.

Jane Howarth, diretora do centro de apoio Chester and District Samaritans, em Inglaterra, explica que “sentimentos com os quais é difícil lidar não têm como base um calendário, as circunstâncias externas são apenas uma parte do que nos deixa mais deprimidos”.

O site britânico recomenda, contudo, algumas medidas que podem ajudar a atravessar o dia da melhor maneira, como uma sesta de 20 minutos, comer bem – especialmente bananas, para aumentar o nível de serotonina no organismo – praticar exercício físico e, por fim, aproveitar os raios solares.

Em destaque

Subir