Mundo

A história inspiradora de Zion, o menino a quem deram as mãos

“Agora, quero escrever uma carta aos pais que me deram estas mãos, porque eles não tinham de as dar, se não quisessem”, diz Zion Harvey, menino que recebeu um transplante inédito. Foi um capítulo inspirador de uma história que começou a ser contada quando Zion perdeu os quatro membros, aos 2 anos, por culpa de uma infeção. Veja o vídeo.

Não é um pormenor nesta história. Zion quer usar as mãos para escrever uma carta de agradecimento. E a gratidão, num menino de 9 anos, esconde múltiplos sentimentos. Talvez seja Zion que esteja a dar uma mão à Humanidade.

O pequeno Zion Harvey, de 9 anos, está mais feliz do que nunca. Foi a primeira criança a receber um transplante do género, numa operação bem sucedida, realizada no The Children’s Hospital of Philadelphia, nos EUA, em julho de 2015.

E um ano depois, o próprio participou numa conferência, onde mostrou a evolução positiva.

Mas vamos viajar no tempo, para contar esta história desde o início. Aos 2 anos, Zion teve de amputar as mãos e os pés, por culpa da sépsis, uma infeção que colocou a sua vida em perigo.

Deixou de caminhar, mas pôde passar a fazê-lo graças a uma prótese. Era um primeiro sinal de que, afinal, havia esperança.

Adaptou-se e brincou como pôde, até que em julho de 2015, graças a uma bem sucedida cirurgia de 10 horas (realizada por uma equipa cirúrgica liderada por L. Scott Levin e Benjamin Chang) recuperou as mãos. Também recebeu os rins doados pela mãe, para reduzir as hipóteses de rejeição de tecidos estranhos.

Mais de 40 profissionais de saúde estiveram envolvidos nesta operação – inédita, numa pessoas de tão tenra idade. Mas envolveu também organizações, entre as quais uma especializada em doação de órgãos.

E um ano depois, esta criança celebrou este capítulo da sua vida. Da sua boca, saem palavras de gratidão.

“Ganhei duas mãos, mas tudo o resto é igual. Sou o mesmo menino de sempre. Tenho os mesmos amigos, não me tratam de forma diferente. Eu sou uma criança. Quando cair, poderei levantar-me sozinho”, diz.

Não nos podemos esquecer de que as mãos que Zion Harvey recebeu pertenceram a outra criança. Zion quer faz questão de agradecer aos pais dessa criança, que perderam o filho, mas mudaram a vida de outra criança.

“Há uma coisa que gostava de dizer, se houver alguma criança a ouvir-me. Se passarem por um período difícil, nunca desistam. Vocês vão conseguir”.

Veja o documentário, que nos conta a história em detalhe.

Em destaque

Subir