Mundo

Vídeo: Nem Hillary, nem Trump. Mulheres ‘votam’ na campa de Susan B Anthony

As eleições presidenciais dos EUA estão a ser marcadas por uma corrida à campa de Susan B Anthony, decorada com inúmeros autocolantes a dizer ‘Eu votei’.

A afluência ao cemitério Hope (esperança) tem sido tanta, ao longo do dia de hoje, que o autarca de Rochester (no estado de Nova Iorque) mandou fechar mais tarde do que o habitual.

“Visitar a campa de Susan B Anthony tem sido uma ritual para muitos cidadãos em dias de eleições. Este ano, dada o significado histórico desta eleição, parece correto alargar essa oportunidade até que as mesas de voto fechem”, justificou o autarca.

E o que leva inúmeros eleitores, na grande maioria mulheres, a visitarem a campa de alguém que nunca preencheu um boletim de voto?

A história norte-americana assinala Susan B Anthony como a sufragista que mais fez pelo direito de voto para as mulheres, um direito que nunca conseguiu exercer.

Com as sondagens à boca das urnas a apontarem para a derrota de Donald Trump, o candidato republicano, é cada vez maior a probabilidade dos norte-americanos elegerem uma mulher para Presidente: Hillary Clinton, a candidata democrata que parece estar em vantagem neste dia de eleições.

Para além dos autocolantes com a inscrição ‘Eu votei’, há também quem deixe junto à campa recortes de jornais com notícias que titulam a provável eleição da primeira ‘Presidenta’ dos EUA.

Em destaque

Subir