Ciência

Hidratos de carbono podem fazer pior à saúde que gorduras

Um estudo de uma universidade canadiana chegou à conclusão que uma dieta rica em hidratos de carbono pode originar mais malefícios para a saúde do que a gordura, por exemplo.

O estudo conclui que a dieta rica em hidratos de carbono não surge relacionada com maior risco de doença cardiovascular mas está ligada a uma maior mortalidade.

Diferente é o cenário para os alimentos ricos em gorduras. De acordo com o estudo canadiano, o consumo de gordura não resulta num aumento da mortalidade, nem num maior risco de ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares.

Neste estudo participaram mais de 135 mil pessoas de 18 países dos cinco continentes. As pessoas envolvidas foram seguidas durante cerca de sete anos e meio e os resultados foram publicados na revista científica The Lancet e citados pela agência Lusa.

Mahshid Dehghan, uma das investigadoras deste estudo científico, refere que “as conclusões desta análise podem explicar porque é que certas populações que não consomem muita gordura mas que ingerem muitos hidratos têm maiores taxas de mortalidade”.

Dehghan salientou ainda que o estudo concluiu que o risco de morte é menor em pessoas que consomem, diariamente, três a quatro porções de frutas, vegetais e leguminosas.

Além disso, o estudo em questão percebeu que o risco de mortalidade é menor em pessoas que consomem vegetais crus do que os que consomem vegetais cozidos.

Em destaque

Subir