Cultura

Herman José: “Nicolau Breyner teve um final de vida tristíssimo”

Herman José foi convidado de Rui Unas no programa ‘Maluco Beleza’ e ofereceu um testemunho delicado sobre as dificuldades financeiras que alguns dos artistas portugueses mais renomados enfrentaram na reta final das suas vidas. O humorista falou num registo sério sobre a falta de dinheiro no fim de vida de Amália Rodrigues e Nicolau Breyner. “Uma das grandes tristezas do Nicolau era a falta de dinheiro”, disse sobre o amigo. Veja o vídeo.

“Não há artistas ricos em Portugal. A Amália vivia lindamente porque trabalhava. Quando deixou de trabalhar começaram a fazer contas e entraram em pânico. O último jantar que tive em casa dela foi um strogonoff de frango. E as garrafas eram oferecidas”, disse o humorista.

“Em Portugal, o artista é só a ponta do icebergue, falta o resto. Quando a ponta do icebergue avaria não há nada em baixo, acabou e vai-se para a Casa do Artista”, sustentou.

No programa de Rui Unas, Herman José falou também sobre Nicolau Breyner.

“O Nicolau teve um final de vida tristíssimo, amargurado”, disse.

“O mercado começou a apertar, os ordenados a baixar, os encargos ficam imensos com família e a própria saúde”, disse, revelando:

“Uma das grandes tristezas do Nicolau era a falta de dinheiro. Se o Nicolau fosse rico, se o Nicolau tivesse os 600 mil milhões de libras da Madonna estava vivo e era um tipo feliz.”

Sobre os artistas, Herman José diz, porém, que existe um lado bom que é nunca terem enfado.

“Estamos sempre em carne viva, temos sempre de ser bons. Eu não posso ser assim-assim.”

Veja o vídeo, que contém linguagem suscetível de ferir a sensibilidade de alguns leitores:

Em destaque

Subir