Fórmula 1

Hamilton ganha no Mónaco e consegue primeira vitória do ano

HamiltonMonaco4

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula conseguindo a sua primeira do ano no campeonato do mundo de Fórmula 1. Um êxito – o 44.º do inglês na Fórmula 1 – que acabou por conseguir pela estratégia, face a um Daniel Ricciardo que foi ‘traído’ pela equipa Red Bull nas boxes.

O britânico soube tirar partido das circunstância para vencer no principado, pois ao parar nas boxes menos uma vez que o seu mais direto adversário e beneficiar do tempo perdido por este na segunda paragem conseguiu capitalizar isso para ficar na frente da corrida.

Depois de ter conseguido a sua primeira ‘pole position’ Ricciardo tinha a expetativa de também se estrear na galeria dos vencedores do Mónaco. E apesar da chuva ter obrigado a iniciar a corrida atrás do ‘safety car’, o australiano manteve-se na frente quando a prova foi verdadeiramente iniciada.

Nico Rosberg, que largava atrás de Daniel Ricciardo, parecia capaz de liderar a perseguição ao líder, mas a verdade é que perdeu de imediato terreno para o piloto da Red Bull. O alemão era mais lento que Lewis Hamilton e a Mercedes acabou por mandá-lo deixar passar o inglês.

HamiltonMonaco5

Rapidamente o campeão do mundo conseguiu reduzir a diferença para Ricciardo, mas a chuva parou de cair e impôs-se a troca para pneus intermédios. Opção que a maioria dos pilotos seguiu à exceção de Hamilton, que se manteve em pista.

A liderança mudava de mãos, mas a verdade é que à medida que o tempo passava a pista ficava mais seca. Lewis Hamilton parava finalmente mas já para montar pneus intermédios.

Foi nesta altura que aconteceu o momento que decidiu a corrida, quando Daniel Ricciardo parou para montar pneus supermacios… e a Red Bull não estava preparada. Quando australiano regressou à pista estava atrás de Lewis Hamilton.

É certo que Ricciardo tentou por várias vezes passar Hamilton, mas o inglês defendeu-se, mesmo se por uma ocasião chegou a cortar ligeiramente a chicane do porto e depois fechou a trajetória ao piloto da Red Bull.

SergioPerezMonaco2

Atrás dos dois primeiros, Sergio Perez fez a sua melhor prova de sempre e fez por subir ao pódio, que a Force India festejou, evitando erros que outros cometerem, como Kimi Raikkonen, que bateu nos rails logo no começo da prova, e como Max Verstappen, quando recuperava e perdeu o controlo do segundo Red Bull na zona do casino.

O quarto lugar de Sebastian Vettel foi um ‘magro’ consolo para a Ferrari, num fim-de-semana onde nunca conseguiu andar ao nível de Mercedes e Red Bull, enquanto Fernando Alonso soube capitalizar também os erros alheios para levar o melhor dos McLaren a um excelente quinto lugar.

A Force India obteve um grande resultado de conjunto, porque Nico Hulkenberg foi sexto, depois de ultrapassar Nico Rosberg em cima da meta. Para o alemão foi o pior resultado do líder da época, pois, até agora tinha terminado sempre no pódio e quase sempre no lugar mais alto. O líder do campeonato teve problemas à chuva no principado e depois com a pista seca nunca mais conseguiu recuperar do atraso.

MassaMonaco2

Classificação final
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h59m29,133s
2.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 7,252s
3.º Sergio Perez (Force India) + 13,825s
4.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 15,846s
5.º Fernando Alonso (McLaren) + 1m25,076s
6.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1m31,999s
7.º Nico Rosberg (Mercedes) + 1m33,290s
8.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) + 1 volta
9.º Jenson Button (McLaren) + 1 volta
10.º Felipe Massa (Williams) + 1 volta

Em destaque

Subir