Fórmula 1

Hamilton ganha ‘em casa’ corrida atribulada

HamiltonGraBretanha415

Lewis Hamilton venceu este domingo Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1. Uma prova marcada por complicadas condições climatéricas e um início de corrida surpreendente.  É que mal se acenderam os semáforos verdes da partida Hamilton e o seu companheiro de equipa Nico Rosberg foram surpreendidos pelos pilotos da Williams, Felipe Massa e Valtteri Bottas.

O brasileiro esteve mesmo na liderança da corrida até às primeiras paragens nas boxes, já que ao fim de duas curvas Hamilton já tinha recuperado a segunda posição a Bottas.

MassaGraBretanha215

Com ‘pit-stops’ habitualmente mais rápidos do que a Williams, a Mercedes recolocou Lewis Hamilton no comando da prova, enquanto Nico Rosberg teve de esperar que as condições climatéricas se agravassem e a chuva começasse a cair sobre Silverstone.

Nessa altura Rosberg mostrou-se mais hábil no piso húmido do que Bottas e Massa, deixando para trás os dois pilotos da Williams, partindo então à procura do seu companheiro de equipa.

Nico Rosberg chegou a ganhar um segundo por volta a Lewis Hamilton, que chegou a ter uma incursão por uma escapatória. Tornava-se evidente que o britânico perderia a liderança se não trocasse para pneus para chuva pouco intensa.

RosbergGraBretanha315

Hamilton parou, mas o agravamento das condições climatéricas obrigou Rosberg e os restantes pilotos a demandarem as boxes. E isso deixou o inglês da Mercedes na liderança, que manteve até final, fazendo aumentar novamente para 17 pontos a sua vantagem sobre o seu companheiro de equipa no comando do campeonato.

Atrás do duo da Mercedes Sebastian Vettel teve a estratégia certa e o andamento forte na fase final da corrida permitiu-lhe ‘saltar’ para a frente dos pilotos da Williams e dar à Ferrari o último lugar do pódio que no começo da prova não parecia possível.

Claro que o alemão tirou também partido de paragens nas boxes muito rápidas por parte da ‘Scuderia’ de Maranello. Departamento onde costuma ser a melhor equipa do pelotão, mas que de nada valeu a Kimi Raikkonen, já que o finlandês foi progressivamente ‘andando para trás’ para terminar num modesto oitavo lugar, atendendo a que largou para a prova da quinta posição da grelha.

??????????????????????????????

De sinal completamente contrário ao de ‘Ice Man’ foram as provas de Daniil Kvyat e Nico Hulkenberg. O russo foi consistente e mitigou o dia da Red Bull com o sexto posto obtido, enquanto o alemão da Force India justificou plenamente a sétima posição pela prova que realizou, aproveitando bem a posição na largada para rodar entre os seis primeiros no primeiro terço da corrida.

Numa corrida de má memória para a Lotus, cujos pilotos colidiram logo na primeira volta, ‘levando’ consigo um infeliz Jenson Button, merece referência o esforço de Fernando Alonso para dar à pouco competitiva o ponto correspondente à 10.ª posição

Classificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h31m27,729s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 10,956s
3.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 25,443s
4.º Felipe Massa (Williams) + 36,839s
5.º Valtteri Bottas (Williams) + 1m03,194s
6.º Daniil Kvyat (Red Bull) + 1m03,955s
7.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1m18,744s
8.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1 volta
9.º Sergio Perez (Force India) + 1 volta
10.º Fernando Alonso (McLaren) + 1 volta

Em destaque

Subir