Insólito

Há vampiros a conduzir os carros da Uber na China

A atividade da Uber na China está a ser contestada com uma fraude… mitológica. Os ‘condutores’ apresentam-se como vampiros e forçam os clientes a pagar viagens não realizadas.

A polémica dos ‘condutores fantasma’ tem ganho dimensão nas redes sociais, onde as queixas e denúncias  se vão avolumando.

A fraude pode ser cometida de três formas: a mais assustadora é a do condutor vampiro.

Num país onde as crenças sobre as forças do mal estão profundamente enraizadas, os ‘condutores’ da Uber usam uma foto de perfil com a cara branca, anéis negros em redor dos olhos e lábios pintados de preto.

A imagem não impressiona um ocidental, mas na China e noutros países próximos, como a Coreia do Sul, é de imediato associada a um vampiro.

Com medo, os clientes cancelam a viagem, pagando a taxa dessa anulação à Uber… que a entrega aos condutores que ‘perderam’ o trabalho.

As outras duas formas de fraude já não estão ligadas à cultura chinesa e podem estar a acontecer agora em Portugal: ou os condutores não aparecem, mas a conta é apresentada na mesma; ou não aparecem e, fartos de esperar, os clientes desistem do pedido (pagando, como citado, a taxa de cancelamento).

Um porta-voz da Uber adiantou ao The Paper que os utilizadores enganados podem apresentar uma reclamação e terão direito ao crédito do que pagaram.

Em destaque

Subir