Ciência

Há três novos planetas que podem albergar vida, à distância de 40 anos-luz

Foram descobertos três planetas, com um tamanho semelhante ao da Terra, que podem ter condições para albergar vida. Os exoplanetas, a uma distância de 40 anos luz, são “potencialmente habitáveis”, segundo os cientistas da Universidade de Liège (Bélgica) e do MIT (EUA).

Os investigadores querem agora estudar a composição química destes três planetas exteriores ao sistema solar para apurar se há condições para a existência de água.

Em declarações à AFP, o coordenador do estudo, Michael Gillon (Univ. Liège), adiantou que são “planetas de tamanho semelhante ao da Terra, potencialmente habitáveis e propícios a estudos atmosféricos pormenorizados com a tecnologia atual”.

Localizados a cerca de 40 anos luz de distância da Terra, os exoplanetas Trappist-1, Trappist-1b e Trappist-1c orbitam uma estrela anã (tal como o nosso Sol) fria, a qual é pouco maior do que Júpiter.

Um ano (o tempo que demora a órbita à estrela, 365 dias no caso da Terra) nestes planetas ‘demora’ 1,5, 2,4 e 73 dias. Mas também estão muito mais perto da estrela do que o nosso planeta está do Sol.

Neste comparativo, as condições de temperatura e exposição à radiação podem ser idênticas às da Terra, mas para tal ser comprovado é necessário analisar como a atmosfera destes novos planetas bloqueiam parte da luz.

O resumo da investigação, realizada com observações através do telescópio Trappist, instalado no Observatório La Silla (Chile), já foi publicado na revista Nature.

Em destaque

Subir