Economia

Há três bancos portugueses com 75 milhões em risco de ‘falirem’

abengoaA Abengoa está em risco de falir. Aquela que será a maior falência de sempre em Espanha vai trazer prejuízos superiores a 75 milhões de euros para três bancos portugueses: Novo Banco, Caixa Geral de Depósitos e BPI. Só o antigo BES tinha uma exposição de 55 milhões de euros.

Os nomes dos credores da Abengoa foram publicados pelo jornal Expansion.

Se a empresa ‘cair’, será a maior falência na história de Espanha e terá consequências para cerca de 200 instituições financeiras.

Entre essas 200 encontram-se os três bancos nacionais referidos.

A 30 de setembro, o Novo Banco tinha uma exposição de 55 milhões de euros, enquanto quer a Caixa Geral de Depósitos, quer o BPI tinham uma exposição de 10 milhões de euros.

A Abengoa, que opera no setor das energias renováveis, deve mais de 20.000 milhões de euros às cerca de 200 instituições financeiras expostas, com 12 por cento desse montante a representarem as dívidas de maior risco, os empréstimos corporativos.

O Federal Financing Bank, um banco estatal dos EUA, é quem corre o maior risco, com uma exposição de 2200 milhões de euros. O Santander, espanhol como a Abengoa, segue-se na lista, com 1550 milhões de euros.

A hipótese da falência agravou-se ontem depois de uma financeira espanhola, a Gonvarri, ter cancelado o acordo que previa uma injeção de 350 milhões de euros, levando a Abengoa a pedir proteção dos credores.

Em destaque

Subir