Tecnologia

Há smartphones Android com malware pré-instalado

Uma empresa de segurança revelou que existem dezenas de dispositivos Android, de várias marcas, com malware pré-instalado. Alguns dos mais conceituados smartphones da atualidade estão nesse lote.

A Check Point detetou malware instalado de origem em 36 dispositivos, entre eles o Galaxy S7, o LG G4, Asus Zenfone 2 e Xiaomi Mi 4i, sendo que a sua maioria são dispositivos Samsung, como vai ver na lista em baixo.

Dentro desse malware detetado pela Check Point, está o ransomware, um vírus que se apodera do smartphone obrigando o seu dono a uma recompensa em dinheiro para que o mesmo volte a ter acesso aos seus dados.

Segundo a Check Point, o vírus é instalado entre o processo de fabrico e transporte, fugindo ao controlo das marcas que os produzem, que não sabem como explicar o sucedido.

O malware pré-instalado nestes dispositivos é, sobretudo, software de recolha de informação. Não se sabendo se para efeitos de marketing agressivo, ou, simplesmente, para obter recompensas dos utilizadores.

Algum desse malware detinha privilégios de administrador nos dispositivos, o que fazia com que os utilizadores não os conseguissem remover. Segundo estas informações da Check Point, há duas grandes empresas por detrás deste malware, sendo que uma delas está ligada às telecomunicações.

Estes alguns dos dispositivos infetados: Galaxy A5, Galaxy S4, Galaxy S7, Galaxy Note 2, Galaxy Note 3, Galaxy Note 4, Galaxy Note 5, Galaxy Tab 2, Galaxy Tab S 2, LG G4, ZTE x500, Asus Zenfone 2, Lenovo A850, Lenovo S90, Xiaomi Redmi e Xiaomi Mi 4i.

Em destaque

Subir