Mundo

Há uma aldeia alemã que foi a leilão por 125 mil euros (com vídeo)

A pequena aldeia de Alwine, situada 120 quilómetros a sul de Berlim, no estado de Brandenburgo, na Alemanhã, foi este fim-de-semana a leilão, no qual a base de licitação se fixou nos 125 mil euros.

Com uma área superior a 16 metros quadrados, a pequena aldeia de Alwine, situada 120 quilómetros a sul de Berlim, foi este fim-de-semana a leilão.

A base de licitação para todo o terreno, que conta com dezenas de casas, é de 125 mil euros.

A pequena aldeia tem apenas duas dezenas de habitantes, sendo que todos eles são reformados, que assistem tristemente à degradação do local.

“Quando vou aos andares de cima é que me apercebo do estado de decadência deste local. Está tudo muito sujo”, conta um dos habitantes, em declarações à Euronews.

Apesar do mau estado das habitações que compõe a aldeia, a área superior aos 16 mil metros quadrados oferece algumas ‘garantias’ a potenciais interessados.

O administrador do município de Domsdofr, Peter Kroll, admite que “é preciso demolir” tudo na aldeia, não havendo “outra alternativa”.

Os habitantes de Alwine esperam que o próximo proprietário traga o tão esperado investimento e rejuvenesça a pequena aldeia, antigo território da Alemanha de Leste e que tinha cerca de 50 habitantes na altura da reunificação com a Alemanha Federal.

Tendo sido comprado por 1 marco, em 2000 – modela usada na altura, já que a Alemanha só aderiu ao euro em 2002 – Alwine continuou a perder habitantes e entrou numa espiral de degradação.

O presidente da Câmara de Uebigau-Wahrenbruk, do qual faz Alwine faz parte, confessa que apenas soube do leilão pelas notícias, admitindo, também, que nenhum dos atuais habitantes vai tentar arrecadar a aldeia.

Veja o vídeo com reportagem.

Em destaque

Subir