Nas Notícias

Há 332 aldeias candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

A organização das ‘7 Maravilhas de Portugal – Aldeias’ acaba de divulgar que foram apresentadas 446 candidaturas de 332 aldeias das sete regiões do país.

O centro é a região com maior número de candidaturas, com 159 aldeias, e a categoria Aldeias Rurais é a que domina. Esta lista longa vai ser agora votada pelo painel de especialistas e as 49 aldeias pré-finalistas são reveladas a 7 de abril, na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul.

Esta é uma das fases decisivas do processo de eleição, em que após as candidaturas por várias entidades públicas e privadas do país, a lista longa de candidaturas é votada pelo Painel de Especialistas.

O processo para escolher as 49 aldeias pré-finalistas que vão a votação pública é auditado pela PwC, a qual deu igualmente um contributo inestimável na revisão e aperfeiçoamento do Regulamento.

“A organização das ‘7 Maravilhas de Portugal – Aldeias’ tem como prioridade a apresentação de uma lista de 49 aldeias pré-finalistas que prime pela qualidade, diversidade e representatividade de todas as regiões. O nosso papel enquanto auditores consistiu, nesta fase, em olhar para o Regulamento de uma forma independente e, ponderando os objetivos, conceito e missão apresentados pela Organização, propor alterações de natureza objetiva e qualitativa, que permitam antecipar as diversas situações que possam vir a ocorrer no decurso das diversas fases da votação”, explica Jorge Costa, Partner da PwC.

“Temos uma vasta experiência neste tipo de concursos e temos auditado os processos de eleição das 7 Maravilhas há vários anos, pelo que é com orgulho que mais uma vez garantimos a idoneidade e fiabilidade dos resultados do projeto que vai colocar as aldeias portuguesas no mapa nacional e internacional”, acrescenta.

O regulamento revisto e aprovado pelos auditores encontra-se disponível para download no site oficial e a lista longa de aldeias candidatas pode ser consultada pelo público também no site e nas redes sociais.

O painel de especialistas começa a votar esta semana e a escolha prolonga-se até dia 31 de março. O Painel de Especialistas é convidado pela Organização com critérios de representatividade regional.

É um grupo alargado de sete elementos por região, onde têm assento figuras de indiscutível sabedoria e conhecimento local, historiadores, especialistas em conservação da natureza, jornalistas e especialistas em turismo. O Painel é organizado pelas sete regiões e vai votar de forma secreta nas aldeias candidatas da Lista Longa, escolhendo as sete melhores em cada uma das sete categorias, num total de 49.

Após a votação dos especialistas, o processo será auditado pela PwC e os resultados serão validados Conselho Científico. O Conselho Científico é um órgão de apoio à Organização, que tem a grande missão de defender os aspetos qualitativos do concurso e para desempatar se for chamado a isso. O Conselho Científico é composto por: Ministério da Agricultura, Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Turismo de Portugal, ICNF, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra e Associação Portugal Genial.

Os resultados desta votação vão ser conhecidos em conferência de imprensa, agendada para 7 de abril, na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul.

Sobre as ‘7 Maravilhas de Portugal – Aldeias’

As candidatas são organizadas em sete categorias e as sete vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região.

As categorias são: Aldeias-Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas. Qualquer aldeia pode candidatar-se em múltiplas categorias.

As candidaturas decorreram até 14 de março de 2017 e respeitam o presente regulamento. Foram colocadas on-line no endereço oficial, através do formulário devidamente preenchido. Qualquer entidade pública, privada ou indivíduo nomeou aldeias como candidatas.

Este projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.

Em destaque

Subir