Nas Notícias

Vitória de Isaltino celebrada no Egito, ou serão fãs comprados?

Isaltino Morais venceu as eleições em Oeiras e é legítimo pensar-se que este resultado nas eleições autárquicas deste domingo foi celebrado no Egito e na Tailândia. Afinal de contas, dos 18 mil fãs do autarca no Facebook, mais de 5000 são residentes nestes países. E o independente tem até uma pequena legião no Nepal. E no México.E até no Equador…

Há um estranho dado na página oficial de Isaltino Morais no Facebook. O autarca de Oeiras tem uma vasta legião de fãs (18 mil, no total), mas destes apenas 8100 são portugueses.

Tudo indica que Isaltino (ou o administrador da sua página) tenha usado um sistema ilegítimo para fazer crescer a sua comunidade na rede social: a compra de fãs.

Há 3260 egípcios que seguem Isaltino Morais no Facebook. E outros 1954 com residência na Tailândia. Há ainda 846 que moram no Vietname e mais 627 filipinos.

Mas não é tudo. Na Indonésia, contam-se 475 seguidores. Na Venezuela, outros 432. Mais 405 no Brasil e a partir daqui a comunidade espalha-se pelos quatro cantos do mundo, às centenas.

Da Turquia à Argentina, do Peru ao México, da Colômbia ao Reino Unido.

Até na Índia Isaltino tem fãs. Mais: na República Dominicana e no Equador. E até no Nepal.

Uma ferramenta que permite perceber a origem dos fãs de qualquer página do Facebook sugere que o candidato vencedor em Oeiras tem uma página forjada, através da compra de ‘likes’, para transmitir uma ideia de falsa popularidade.

Um mecanismo dispensável – se Isaltino verdadeiramente comprou fãs – dada a expressão da sua vitória.

Em destaque

Subir