Nas Notícias

Guilherme Pinto renuncia ao mandato em Matosinhos

O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, renunciou ao cargo nesta segunda-feira, sendo substituído por Eduardo Pinheiro, a partir do dia 1 de fevereiro. “Matosinhos e o projeto que, com grande honra, liderei durante 11 anos merecem um presidente a tempo inteiro, e não alguém que hoje está diminuído nas suas capacidades físicas”, escreve Guilherme Pinto, na carta de renúncia. O autarca luta contra doença oncológica.

A autarquia de Matosinhos terá novo presidente, a partir de fevereiro. O afastamento de Guilherme Pinto prende-se com “motivos pessoais”.

“Matosinhos e o projeto que, com grande honra, liderei durante 11 anos merecem um presidente a tempo inteiro, e não alguém que hoje está diminuído nas suas capacidades físicas”, pode ler-se, na carta de renúncia escrita por Guilherme Pinto e citada pelo jornal Público.

Eduardo Pinheiro, vice-presidente do município, passará a ser o líder do executivo, já a partir do dia 1 de fevereiro.

As próximas eleições autárquicas decorrem em outubro e serão o único ato eleitoral do ano. Guilherme Pinto não concluirá o mandato.

Recorde-se que em 2013, como independente, Guilherme Pinto conquistou maioria absoluta, em Matosinhos, derrotando o candidato do PS, naquele bastião socialista.

O PS apostou em António Parada, que deixara a Junta de Freguesia de Matosinhos com obra feita. No entanto, Guilherme Pinto conquistou a maioria, impondo uma derrota autárquica numa cidade onde o partido não sabia perder.

Nas eleições anteriores, Guilherme Pinto recebera o apoio socialista e sucedera a um histórico autarca: Narciso Miranda, que liderou a Câmara matosinhense entre 1997 e 2005.

Em destaque

Subir