Fórmula 1

Grupo estratégico decide várias mudanças

??????????????????????????????

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) a Formula One Management (FOM) e as equipas reuniram-se no âmbito do Grupo Estratégico da Fórmula 1 anunciaram uma série de mudanças nos regulamentos, depois daquilo que classifica de uma reunião “muito construtiva” esta semana em Biggin Hill (Inglaterra).

Entre as medidas adoptadas está uma redução de ajudas ao piloto via rádio, que será introduzida já no Grande Prémio da Bélgica, com um desejo geral de dar ênfase ao apoio dos pilotos.

Irá haverá também uma série de penalizações pelo recurso a novas unidades de potência, com um aumento de perdas de posições na grelha de partida, enquanto será revisto o sistema de desenvolvimento dos motores.

F1grupoEstrategfico215

Quaisquer novos fornecedores de motores terão direito a uma unidade de potência extra por piloto na sua primeira época. Uma medida aplicada retroativamente à Honda – equipa os McLaren – em 2016.

Várias propostas também foram apoiadas, incluindo a liberdade de escolha de pneus, tornando os carros mais rápidos através de pneus mais largos, modificações aerodinâmicas, motores mais ruidosos e um formato alterado no fim-de-semana de grande prémio.

No comunicado emitido pela FIA é também referido que no Conselho Mundial da FIA, que terá lugar na próxima semana na Cidade do México, serão votadas mudanças nos sistemas de escape que irão melhorar o ruído dos motores, motivo de críticas dos fãs nos últimos dois anos, bem como as restantes mudanças decididas pelo Grupo Estratégico da F1.

Em destaque

Subir