Motores

Grupo 1 despede-se de 2016 com grande corrida no Estoril

classicsuperstockestorilfestival

Uma prova de duas horas que terminou ao anoitecer no âmbito do Estoril Racing Festival foi a conclusão de mais uma temporada do Classic Super Stock, o campeonato organizado pela RaceReady que promove a competição a custos controlados.

Uma prova de 250 quilómetros que teve como vencedores Carlos Dias Pedro e Ricardo Pereira aos comandos de um Ford Escort RS1200 e que terminou já com o Autódromo do Estoril iluminado por luz artificial.

No momento de estabelecer a melhor marca para a definição da grelha de partida, a formação estrangeira, constituída por Poschiol/Hanson colocou o Ford Capri na ‘pole position’.

A corrida teve início com a ameaça do sol que se preparava para despedir e deixar chegar a noite. Tornava o desafio para os concorrentes ainda mais exigente mas, por outro lado, proporcionava um ambiente único a fazer lembrar Le Mans proporcionando uma experiência inesquecível para quem esteve no Autódromo do Estoril a acompanhar a derradeira corrida do programa desportivo do fim-de-semana.

classicsuperstockestorilfestival1

Mais competitivo que os restantes automóveis, o Ford Capri distanciou-se, mas não por muito tempo. A equipa inglesa sofreu uma penalização, mas manteve-se na liderança. No entanto à entrada para o ultimo turno teve de reabastecer e o tempo perdido foi irremediável e a dupla Dias Pedro/Ricardo Pereira aproveitou a oportunidade para conseguir o triunfo para além de ter ficado em primeiro na categoria E4.

A formação britânica acabou na frente da classe F4 e a família Pinto, com Simplício e Marco aos comandos do BMW 2002 TI, foi a melhor na classe Invitation.

Os 250 KM CSS Group 1 ficaram marcados pela enorme variedade de modelos presentes e pelas constantes trocas de posições, mesmo entre equipas que não discutiam lugares nas mesmas categorias.
O facto de a maioria destes modelos não ter potências elevadas faz com que tenham andamentos parecidos mas os erros podem custar caro, o que potencia as inúmeras variações na classificação.

Entre a armada de Volkswagen Golf GTI, que voltou a estar bem representada, Carlos e Nuno Matos venceram, o que significou o triunfo na classe D4 já na última volta após a família Faria perder tempo devido a ter pouca gasolina no depósito no seu carro.

Madalena Gaspar, Larama Larama e Aníbal Rolo partilharam a condução do Datsun 1200 GX para triunfarem na classe C2 que teve mais participantes do que o habitual com a presença de alguns Datsun do troféu.

Destaque para a presença de sete Mini, seis dos quais integrarão um futuro troféu monomarca que vai nascer em 2017. Neste particular, Fernando Soares e Gonçalo Gomes estiveram em destaque uma corrida exclusiva dentro dos 250 KM CSS Group 1.

classicsuperstockestorilfestival2

Em destaque

Subir