Economia

“Grave problema de desemprego de longa duração precisa de resposta”

Catarina Martins aproveitou a visita a uma escola profissional, no Montijo, para exigir respostas quanto a um “problema grave” de Portugal: o desemprego de longa duração. “Precisamos de abordar o problema da formação de adultos e da reconversão profissional”, defende a dirigente do Bloco de Esquerda.

Foi na Escola Profissional do Montijo que a líder bloquista realçou o “grave problema de desemprego de longa duração” em Portugal, um tema “que tem de ser abordado e precisa de ter resposta”.

“Muitas destas pessoas não têm formação para o emprego que está a ser criado hoje em Portugal. Nós precisamos de abordar o problema da formação de adultos e da reconversão profissional do desemprego de longa duração de uma forma muito séria”, frisou Catarina Martins.

Nesse âmbito, o Bloco defende uma “formação profissional financiada e que qualifique, que esteja relacionada com as competências que as pessoas têm e que as direcionem para novas competências, onde haja mercado de trabalho a crescer”.

Em tempo de campanha para as autárquicas, Catarina Martins apontou ainda baterias ao anterior Governo PSD/CDS, sustentando que “quem foi prejudicado pelos tempos da austeridade não pode ficar para trás”.

“Eu lembro que o Governo PSD/CDS acabou, completamente, com a formação para adultos e não apareceu ainda um novo modelo que possa responder pelas necessidades do país”, acrescentou Catarina Martins.

Em destaque

Subir